segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nickelodeon HD em ameaça de exclusão de canais pela ANCINE



Ancine (Agencia Nacional do Cinema), recentemente criou uma nova lei que obriga canais, mesmo sendo de TV por assinatura, a terem em sua grade de programação, programas nacionais (Brasileiros).A nova lei já começou a afetar tanto alguns canais quanto suas programadoras. O primeiro caso mencionado foi o do Tooncast, que ameaça sair do Brasil caso não consiga ser dispensado da nova lei imposta, algo que até o presente ainda não aconteceu.
     De acordo com a ANCINE, todos os canais classificados como "Canal de Espaço Qualificado", devem produzir produção nacional, o canal Tooncast também está incluso, e caso sua programadora, Turner, não conseguir a dispensa da nova lei, o canal será extinto de qualquer operadora de TV por assinatura.Outro canal que corre risco é o Infinito, também da programadora Turner, que está tentando livrar o canal da nova lei assim como o Tooncast.Caso esses canais não consigam se livrar, serão desativados até Setembro.
      A Viacom, programadora de canais como Nickelodeon, VH1, Comedy Central e outros, também está tentando livrar o canal Nickelodeon HD do caso. Entre os motivos mencionados estão o fato de que o canal não veicula comerciais, possui proposta educativa, o custo de produções brasileiras e a falta delas para incluir na programação. A Viacom finaliza dizendo que a Nick HD possui uma baixa penetração no mercado brasileiro, ou seja, poucos assinantes tem acesso a ele.
     Mas a dispensa da Nickelodeon HD nesse caso seria temporária, pois ao contrário do Tooncast, o caso da Nickelodeon HD poderia ser resolvido de uma forma mais simples.A forma mais simples seria tornar a grade de programação da Nickelodeon HD, a mesma que a grade de programação da Nickelodeon, mas a Viacom se recusa a fazer isso, pois quer que a NickHD tenha uma grade diferenciada. Se você quiser dar sua opinião sobre o assunto, basta escrever para o seguinte email da Ancine: ouvidoria@ancine.gov.br
     Se muitos canais não se ajustarem até o prazo estipulado, muitos deles serão retirados do ar nas operadoras aqui no Brasil.A Ancine, havia dado o prazo para eles começarem a partir de Setembro deste ano, mas mudou a data para Novembro.
*Para aqueles que ainda não entenderam : A Ancine, quer que os canais mesmo sendo fechados (de TV a cabo), obedeçam a lei e incluam programas Nacionais (Brasileiros) em sua programação, pois caso isso não seja feito ela irá tirar os canais do ar em qualquer operadora.
O que você acha dessa lei ? Você concorda que mesmo sendo de TV fechada os canais devem exibir programação Brasileira ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário